JL-G09B, um carro que entrou para a história do automobilismo nacional

Espetacular chegada com Ricardo Maurício e Thiago Camilo em Goiânia com o JL-G09B, 2021 / crédito: Victor Eleutério/Stock Car

JL-G09B, um carro que entrou para a história como um dos projetos mais formidáveis do automobilismo nacional. 

Ao longo das últimas quatro temporadas, a versão B do JL-G09 foi protagonista de feitos históricos para a Stock Car, como a primeira etapa do automobilismo brasileiro disputada em um aeroporto comercial em funcionamento, no Galeão, Rio de Janeiro, em 2022; o retorno da categoria ao exterior para a rodada de Buenos Aires (2023) e também a 150ª corrida da Stock Car Pro Series tendo como palco o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no ano passado.

Indicadores impressionantes – Desde então, o JL-G09B disputou 90 corridas, com um sucesso estrondoso no objetivo de seus projetistas: promover ainda mais equilíbrio na Stock Car. Em 2023, por exemplo, pela primeira vez duas fábricas terminaram o ano rigorosamente empatadas no quesito vitórias. Chevrolet e Toyota conquistaram 12 primeiros lugares cada uma. Outro indicador impressionante é o fato de a Stock Car chegar a registrar mais de 25 carros em menos de meio segundo – algo simplesmente espetacular.

Faltando uma temporada para a chegada de um novo projeto à Stock Car, o JL-G09B tem ainda pela frente 24 corridas – duas por etapa. Até o momento, no entanto, os pilotos que obtiveram mais sucesso com o atual modelo foram Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande. Com 17 primeiros lugares, dificilmente Ricardinho perderá a condição de maior vencedor da história do modelo. E Casagrande é, até aqui, o único a conquistar mais de um título: foi o campeão em 2021 e 2023, com Maurício faturando o campeonato de estreia do JL-G09B e Rubens Barrichello garantindo a coroa em 2022.

Em 2025, a Stock Car disputará o campeonato com um novo e revolucionário modelo que vem sendo desenvolvido pela Audacetech, sua coirmã especialista em tecnologia. São aguardadas mais duas fábricas, que irão medir forças com Toyota e Chevrolet. Até lá, os fãs da categoria poderão se despedir do JL-G09B, um carro que entrou para a história como um dos projetos mais formidáveis do automobilismo nacional.


BIOGRAFIA DE UM CAMPEÃO
Estreia: Goiânia, 26 de julho de 2020

Primeiro vencedor: Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
Maior vencedor: Ricardo Maurício, 17 vitórias
Maior campeão: Gabriel Casagrande, títulos de 2021 e 2023
Despedida: Interlagos, 15 de dezembro de 2024
Pista onde mais competiu: Goiânia, 21 largadas
Corridas disputadas: 90*
Vitórias por marca: Chevrolet, 50, e Toyota, 40
Poles por marca: Toyota, 26, e Chevrolet, 22
Volta mais veloz: Goiânia (anel externo), 26/07/2023, César Ramos (Toyota Corolla), média de 194,059 km/h
Marcos históricos: primeira corrida do automobilismo brasileiro realizada em um aeroporto comercial (Galeão, 2022), retorno da Stock Car ao exterior (Buenos Aires, 2023), prova número 150 em Interlagos (2023)
*entre início da temporada 2020 e antes do início do campeonato de 2024

VENCEDORES A BORDO DO JL-G09B
1º - Ricardo Maurício, 17 vitórias
2º - Thiago Camilo, 10
3º - Gabriel Casagrande, 8
4º - Ricardo Zonta e Rubens Barrichello, 7
6º - Daniel Serra, 6
7º-  Matías Rossi, 5
8º - Átila Abreu, 4
9º - Bruno Baptista e Nelson Piquet Júnior, 3
11º - Cesar Ramos, Diego Nunes, Felipe Massa, Guilherme Salas e Rafael Suzuki, 2
16º - Allam Khodair, António Félix da Costa, Dudu Barrichello, Enzo Elias, Felipe Baptista, Felipe Fraga, Felipe Lapenna, Gaetano Di Mauro, Julio Campos e Lucas Foresti, 1 vitória

 

 

 

 

Esportes No Circuito

Image