SKATE - Brasil é único país com 24 nomes na 2ª janela classificatória para Paris

Lucas Rabelo - Foto: Julio Detefon / CBSk

Encerradas as disputas do Pro Tour de Street, em Dubai (EAU), o skateboarding brasileiro tem a definição dos nomes que seguem na segunda janela classificatória em busca de vaga para as Olimpíadas de Paris. Brasil e Japão são os únicos países que garantiram o limite máximo de 12 skatistas. Além disso, somente o skateboarding brasileiro alcançou esse feito tanto no Park quanto no Street, totalizando 24 classificados.

Entre as mulheres do Street, Rayssa Leal (2ª do ranking mundial), Pâmela Rosa (8ª), Gabriela Mazetto (11ª), Kemily Suiara (33ª), Isabelly Ávila (36ª) e Marina Gabriela (46ª) se garantiram. No masculino, Kelvin Hoefler (9º), Giovanni Vianna (17º), Felipe Gustavo (22º), Gabryel Aguilar (23º), Lucas Rabelo (38º) e Filipe Mota (44º) formam a lista.

No Park, Brasil, Austrália e Estados Unidos foram os únicos países a assegurar o número máximo de 12 vagas. Os classificados são Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Murilo Peres, além de Raicca Ventura, Dora Varella, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Victoria Bassi e Fernanda Tonissi.

Ao término da competição nos Emirados Árabes, os 44 melhores skatistas de cada um dos rankings mundiais (Park e Street, masculino e feminino) avançam para a segunda janela de classificação, respeitado o limite de seis skatistas por país em cada modalidade e categoria.

A segunda fase classificatória será composta por dois eventos, ambos com presença do Park e do Street: Shangai (CHI), de 16 a 19/05/2024; e Budapeste (HUN), de 20 a 23/06/2024.

Após as duas competições, a nota de cada skatista será composta pela pontuação final da primeira janela e pelos pontos somados nos dois eventos que encerram as classificatórias - assim, não haverá descarte de nota na segunda janela.

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase será composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, serão levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.

Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

Street masculino - 27 de julho (sábado);

Street feminino - 28 de julho (domingo);

Park feminino - 6 de agosto (terça-feira);

Park masculino - 7 de agosto (quarta-feira).

 

Sobre a Confederação Brasileira de Skateboarding

Fundada em 6 de março de 1999 para encarar os desafios do presente e do futuro do skateboarding, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) é responsável pela regulamentação e gestão do skateboarding como esporte no Brasil.

A entidade comemora mais de 20 anos de crescimento e evolução. E segue ainda mais forte e estruturada no objetivo de criar sempre mais oportunidades para os skatistas brasileiros!

 

Esportes No Circuito

Image