Exposição "JAGUAR PARADE " chega ao Rio de Janeiro

Exposição Jaguar Parade / Foto: Divulgação

Jaguar Parade RIO 2024: Exposição ao ar livre, dedicada à preservação das onças-pintadas, chega ao Rio de Janeiro.

29 de novembro é o Dia Internacional da Onça-pintada e a data foi escolhida para anunciar a primeira edição carioca da Jaguar Parade em 2024. A mostra, dedicada ao maior felino das américas, que tem no Brasil sua maior população mundial.

Cinquenta onças, pintadas por inúmeros artistas, serão exibidas no Rio de Janeiro a partir de junho de 2024.  Misturando arte e conscientização socioambiental, a Jaguar Parade é atualmente uma das maiores exposições de arte ao ar livre do mundo.

O projeto internacional reúne artistas e público em torno de uma importante causa, a conservação da onça-pintada e a preservação de seu habitat.

O movimento artístico,  que pretende visitar grandes cidades do mundo, finalmente chega ao Rio, após passar por São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e realizar com grande sucesso sua primeira edição em Nova York.

Com objetivo de arrecadar fundos através da venda das obras, a mostra espalhará pela cidade dezenas de esculturas customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de circulação de público, como a orla das praias, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, o centro da cidade, estações de Metrô, praças e parques.

Durante o evento, o público poderá ainda interagir com os artistas e acompanhar gratuitamente sessões de “live painting”, o processo criativo nos ateliês instalados em shoppings e pontos espalhados pela cidade.

A partir da exibição pública, as obras serão disponibilizadas para venda, através de leilões virtuais e presenciais, que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: OnçafariSOS Pantanal Ampara Silvestre, que se dedicam a conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo.

As edições da Jaguar Parade já contaram com a participação de 176 artistas que customizaram 185 obras, expostas durante cerca de 209 dias para um público estimado em 31 milhões de pessoas.

Desde sua criação, foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00 com a venda das obras, contribuindo com as ONGs parceiras, reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, John Deere e BQRJaguar Parade conta com o apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, e é mais uma realização da Artery – Marketing Cultural e Socioambiental, empresa referência na criação e promoção de projetos de arte ligados a causas socioambientais, liderada por seus sócios, Giovane Pasa e Carol Barreto.

O principal propósito é conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil”, explica Giovane Pasa.

“A Jaguar Parade Rio 2024 não vai apenas encantar os olhos, mas também tocará os corações. É uma das cidades mais vibrantes do país, tem artistas talentosos e inspirados por uma rica natureza. Certamente teremos um conjunto de obras, que traduzirá a vivacidade carioca, enquanto conscientizamos sobre a necessidade de proteger a biodiversidade”, comenta Carolina Barreto, sócia da Artery

 

Mais informações em: https://jaguarparade.com/  

 

Artigos Relacionados

Portal No Circuito